Hoje eu estou começando uma nova série do meu blog, a qual vou chamar de “Mulheres na Palavra” – este é um projeto que recentemente coloquei em oração e estou animada para colocar em prática!
O nosso primeiro estudo será sobre a mulher de Provérbios 31. Tenho vários estudos em mente para este ministério que está nascendo, mas quis começar por Provérbios 31 pois sei que muitas de nós baseamos nossas aspirações nos versos de 10-31. Meninas, antes de tudo, vamos parar um minuto para orar e pedir ao Senhor para falar aos nossos corações. Antes de qualquer estudo, devemos examinar o nosso coração, e se há algo que deve ser confessado, levemos em oração ao Senhor. Lembre-se que Ele já perdoou todas as nossas ofensas na cruz do calvário.
Eu estou lendo um livro chamado “The Gospel Centered Woman” escrito por Wendy Alsup, a tradução seria “A Mulher Centrada no Evangelho”, dentre várias coisas que Wendy comenta no seu livro, uma delas é sobre o nosso papel como esposas e mães dentro do plano de Deus. Este post não é um resumo do seu livro como um todo, mas gostaria de pontuar algumas partes importantes que aprendi através da autora. Espero que lhe abençoe!
Encorajo-as a ler Provérbios 31:10-31 abaixo:
Eu sei que poderíamos conversar sobre cada verso, no entanto hoje desejo focar na sabedoria que podemos retirar deste texto e observar atentamente como a mulher de Provérbios 31 abençoa a sua família. A mulher de Proverbios 31 relembra a essência de Eva quando criada à imagem de Deus. Ela é uma companheira ideal, uma auxiliar ao seu marido (Gênesis 2:18). Deus é, sempre foi e sempre será o nosso maior companheiro. O Velho Testamento relata diversos momentos em que a Sua mão ajudou o Seu povo. A primeira mulher criada por Ele foi presenteada com as qualidades do seu próprio Criador. Além de receber o dom de cuidar, Eva — por ter sido criada à Sua imagem — também recebeu várias outras características que notamos em Deus. No entanto com a queda de Adão e Eva, o pecado entrou no mundo e a competição entre homem e mulher ganhou início.
Conforme lemos o restante do Velho Testamento, percebemos várias uniões que são marcadas por feridas do pecado. Podemos mencionar Sarah, Raquel e Léia por exemplo. Todas elas passam por algum tipo de sofrimento devido à contaminação do pecado no mundo. Mas Deus já estava preparando a vinda do Cordeiro perfeito que daria Sua própria vida por nós. Através da morte e ressurreição de Jesus, nós podemos resgatar as qualidades da esposa e mãe ideal. A mulher de Provérbios 31 agora pode ser vista na mesma mulher redimida pelo sangue do Cordeiro perfeito. Paulo ensina na sua carta aos Efésios, que somos redimidas pelo sangue precioso de Cristo, equipadas pela Graça para sermos imitadoras de Deus. Agora nós podemos – através da maravilhosa graça – viver à Sua imagem e sermos transformadas para refletirmos o Seu caráter.
Paulo continua o discurso, nos ensinando sobre toda a herança que recebemos em Cristo, e nos mostra como é o casamento ideal aos olhos do Senhor. Ambos, marido e esposa, recebem a função de viver o amor do evangelho dentro de suas casas. A torná-lo vivo através de suas vidas. A representação do casamento bíblico é a reflexão mais pura do Evangelho. O esposo dá a própria vida pela esposa, assim como Cristo amou e se entregou por Sua igreja. E a esposa exerce a perfeita submissão, assim como a igreja se submete à Cristo. Permanecendo forte com Ele, amando-O, reconhecendo o Seu valor, confiando em Sua sabedoria e vivenciando todas as bênçãos maravilhosas por ser a Igreja de Cristo.
Proverbs 31 gives us a similar picture of the kind of love and support that a woman who is in Christ and an image bearer of God can provide in her home. She is a precious gift to her husband, valued far above earthly riches. // Tradução: Provérbios 31 nos mostra uma imagem parecida do tipo de amor e apoio que uma mulher que está em Cristo, e é uma imitadora de Deus, pode demonstrar em sua casa. Ela é um presente precioso para o marido, valorizado acima das riquezas terrenas.
Para mim, a parte mais marcante da passagem de Provérbios 31 é esta: “mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada”. Aqui nós aprendemos que o nosso relacionamento horizontal com a nossa família depende totalmente do nosso relacionamento vertical com Deus. Imaginem uma cruz, a mesma usada para a crucificação de Jesus. Assim podemos visualizar perfeitamente como nossos relacionamentos dentro de casa são afetados pelo nosso caminhar com Cristo. E por que esse verso me marca tanto? Porque muitas de nós passamos anos e anos conversando sobre como nos tornarmos a mulher de Provérbios 31. Contamos umas as outras que queremos ser como ela, no entanto esquecemos de pontuar que nós somos chamadas para sermos como Jesus! É ótimo contar com o exemplo da mulher israelita, mas somente porque ela nos aponta para Cristo! O nosso foco não deve estar em ser como ela. Ela é aquela mulher porque ela está plantada na Verdade! O nosso foco deve estar em permanecer em Cristo, pois Ele permanecerá em nós. Porque sem Ele, nada podemos fazer (João 15:4). E através de permanecermos na Palavra, os frutos aparecerão naturalmente nas nossas vidas, porque é através da força de Cristo em nós que podemos seguir as instruções de Paulo e sermos transformadas, dia após dia, na esposa que tanto ansiamos ser.
Não sei você, mas eu passei os primeiros anos do meu casamento tentando cumprir o papel do Espírito Santo na vida do meu esposo. Eu queria mudá-lo, queria que ele visse as coisas como eu as via. E assim, ao invés de passar tempo orando também pela transformação da minha própria vida, eu me tornei vítima da situação e usei muito do meu tempo refletindo apenas nas coisas que deveriam ser diferentes na vida dele. Eu li um comentário muito verdadeiro no livro “Fervent” (Priscilla Sherer), onde ela diz que “aprimorar o marido” definitivamente não está entre os talentos espirituais que recebemos de Deus. Haha! Não era o meu trabalho mudá-lo! Esse trabalho sempre foi de Deus, e pela graça dEle hoje nós tomamos posse das instruções de Paulo e vemos claramente o quão maravilhoso é obedecer ao Senhor. Como é maravilhoso! Nós estamos sendo transformados todos os dias para a Sua glória, encontrando nEle nossa identidade e esperando pelo dia em que veremos a imagem completa do Seu plano.
Voltando à esposa de Provérbios 31, vamos refletir nos seguintes versos:
O coração do seu marido confia nela. Há algo no caráter desta mulher que faz com que o seu marido se sinta seguro no abraço dela. Eu aprendi que a palavra “coração” em hebraico significa a base das emoções humanas ~ a mente, a vontade e o entendimento. Esse marido confia todas as suas emoções internas – seus medos, anseios e sonhos – na sua esposa, ele baixa a sua guarda e se sente apoiado. Ela é um lugar seguro para ele depositar tudo o que sente, ele pode ser honesto sobre suas preocupações e não precisa se tornar defensivo, pois ela não o ataca.
Eu costumava achar que o Dave deveria ser meu ponto seguro no mundo. Eu criei tanta expectativa sobre ser protegida, que eu acabei pressionando o pobre menino no passado. Mas Deus tornou meu coração à Ele e me mostrou que somente Ele é meu refúgio. No fundo eu sempre soube disso, mas meu coração falho já se sobrepôs sob o meu novo coração recebido em Jesus. Quando meu marido me contava sobre suas preocupações financeiras, eu me preocupava também e acabava ficando ansiosa. Receita para o desastre, minhas amigas! O que tenho aprendido é que enquanto minha fé no Senhor não esmorecer, meu marido pode vir correndo para os meus braços com os seus fardos que eu estarei pronta para dizer com segurança que “Deus está cuidando de tudo”. Por causa da força de Cristo em mim, eu posso ser a esposa forte, imitadora de Deus, que acolhe seu esposo e o escuta. Pois foi para isso que Ele nos criou, para exercemos as qualidades de Jesus. A nossa falta de fé nos coloca numa posição de querer consertar as coisas com as próprias mãos, e isso só nos leva àquele patamar desconfortável onde tentamos controlar os nossos relacionamentos com as pessoas que amamos.
Por isso, o centro do nosso chamado como esposa e mãe deve estar totalmente fundado em Cristo. Antes de tentarmos ser a esposa ideal que empreende e cuida da casa com a maior graciosidade do mundo, nós somos chamadas a orar sem cessar e a consumirmos a Palavra todos os dias. Enquanto nós não entendermos que todas fomos criadas para nos sentirmos inteiramente completas através do consumo da Palavra de Deus, nada na nossa vida irá fluir com paz. Não existe saciedade de alma longe de Jesus e a melhor maneira de permanecer nEle é através da leitura da Palavra de Deus. Deus nos fez à Sua imagem, e nos criou de uma maneira onde somente nos sentimos completas e realizadas quando conhecemos a Verdade e somos libertas por Ela. Ninguém nunca conseguirá explicar a paz que excede todo o entendimento que habita em nossos corações. Não há medo da morte, Jesus pagou o preço pelos nossos pecados e por isso hoje podemos nos deleitar na Palavra e ver a transformação acontecer nas nossas casas, nas nossas vidas e no nosso caráter, porque o trabalho é feito pelas Suas mãos e não pelas nossas.
Quando eu me concentro na Verdade, meus olhos se abrem e eu percebo que o valor da mulher de Provérbios 31 não está na quantidade de coisas que ela faz, mas esta diretamente ligado ao seu relacionamento com Deus. A sabedoria que ela apresenta vem dEle, e ela administra sua casa com braço forte, mostrando ao mundo que serve a um Deus vivo e poderoso. Muitas das tarefas apresentadas entre os trechos de 10 a 31 não necessariamente precisam ser aplicadas por nós. Eu costumava pensar que a boa esposa era aquela que fazia tudo e dava conta de tudo sem nenhuma ajuda. Mas como eu estava enganada! Até nesta imagem de mulher perfeita mora o nosso orgulho. “Eu dou conta de tudo sozinha” é o que eu cheguei a falar um dia, admito. Até eu reparar que a sabedoria da mulher de Provérbios 31 está na maneira como Deus a capacita a administrar a sua casa. Porque ela delega serviços às suas servas, a organização se mantém, e porque ela sabe delegar empregos são gerados e pessoas são abençoadas.
Quer saber o que aprendi também? Que Deus se alegra quando trabalhamos em comunidade. Quando deixamos o orgulho de lado e pedimos ajuda, porque isso é igreja! A vontade de Deus não é que trabalhemos sozinhas, até na cuidado dos nossos filhos nós somos chamadas a ajudar umas às outras. Deus se alegra quando abrimos as portas das nossas casas para as nossas sogras entrarem e cuidarem dos nossos filhos para podermos descansar ou cuidar de outros afazeres. Lembram de Naomi? Quando Rute entrega seu filho em seus braços, a alegria dela é nítida, tanto que suas amigas comentam que parecia que ela tinha se tornado mãe novamente. A Bíblia conta que ela cria o menino como se fosse seu próprio filho (Rute 4:16/17).
A imagem de sabedoria feminina que a Bíblia claramente ensina é estritamente baseada em como a administramos a nossa casa, e não na quantidade de coisas que podemos fazer. Ao invés de anotarmos tudo o que a mulher israelita faz, podemos retirar pontos importantes que com certeza mudarão a maneira como vemos nossas vidas hoje. Acredito que quando recebemos e pedimos auxílio, ganhamos ainda mais interesse pelas outras responsabilidades que temos como mães e esposas.
Agora, algo muito importante: há certas coisas que o Espírito Santo irá nos direcionar a fazer, porque elas são importantes para os nossos lares. E assim como Deus me motiva a trabalhar de certa maneira na minha casa, creio que Ele lhe direcionará de uma maneira única na sua. Aqui eu sei que é importante para o meu marido ter janta quentinha quando ele chega do trabalho. O emprego do David é bem demandante e às vezes ele não tem nem tempo para almoço e chega em casa esfomeado! Por isso eu sei que é sábio eu ter o jantar prontinho, a mesa posta e a sua bebida preferida na mesa. Pois essas coisas servem como um refrigério ao meu marido após um dia tão longo. Ele merece o carinho.
Por outro lado, para nós dois, não é importante que eu acorde antes de todo mundo aqui em casa haha! Nós combinamos que enquanto eu amamentar, eu quero dormir até as crianças me acordarem. Então acordar cedo – hoje – não é para mim. E estamos felizes assim!
O que é essencial: Cada uma de nós orarmos pelos nossos chamados, para que Deus nos direcione a fazer aquilo que é importante em nossos lares. Eu nunca lhe encorajaria a olhar a minha vida e imitar o que faço, pois temos realidades diferentes. A única coisa que lhe encorajo a fazer é olhar para o Pai, meditar na Sua palavra e levar todos os seus anseios até Ele. Ele irá lhe direcionar e mostrar as necessidades da sua casa, e também lhe capacitará a trabalhar com excelência.
Para finalizar, quero dizer que a culpa nunca deve ser o motivador para a nossa transformação. Qualquer coisa que você tenha retirado deste post como positivo, leve em oração ao Senhor e permaneça nEle durante o dia, tarde e noite. Consuma Sua palavra, cante músicas para Ele e através do seu relacionamento com Deus, você verá seu caráter ser transformado assim como Paulo fala em 2 Coríntios 3:18:
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Ah! Como eu amo Jesus!
Com muito carinho,
Bru Masalin
Bruna Masalin
Amanda says
Que Texto inspirador e abençoado!
Suas palavras foram usadas por Deus para tocar meu coração, me fazer refletir a respeito da minha postura e abençoaram minha vida! Que Deus continue te usando!