Um conceito muito popular entre as famílias americanas que praticam homeschool (parcial ou 100%) é o de “ritmo diário familiar” – eu falei num post anterior sobre a diferença entre ritmo e rotina familiar. Rotina – ao meu ver – é algo regrado, que gera frustração caso não seja cumprida ao pé da letra. Para mim, rotina representa tédio, quase que uma organização forçada. Eu nunca consegui cumprir uma rotina regrada antes em toda a minha vida, por isso ritmo faz sentido para mim. Vou explicar direitinho o que este conceito representa para a nossa família.
No setor pedagógico, ritmos familiares são ainda mais populares entre os professores de escolas Waldorf e famílias que seguem essa metodologia pedagógica em casa. A razão é porque Waldorf foca nos seguintes aspectos durante o desenvolvimento da criança: arte, ar puro, natureza, descanso, alimentação e brincadeira. Segundo Payne (Simplicity Parenting) quando você cria um ritmo para sua família, sobra espaço para encaixar todos esses aspectos na sua vida e na vida dos seus filhos. Ritmos trazem momentos previsíveis dentro de um dia comum, e um dia previsível gera a sensação de segurança no coraçãozinho de qualquer criança.
Observar uma família que tem um ritmo diário é algo muito enriquecedor! Aqui em Connecticut a comunidade de famílias educadoras (homeschoolers) é muito grande, então eu tenho aprendido o conceito de ritmo de uma forma bem prática. A imersão tem sido completa hehe! O mais importante fato que aprendi é que ritmos beneficiam TODAS as famílias! Famílias educadoras, ou famílias em que ambos os pais trabalham. Ritmo Familiar é gratificante, bonito e leve.
Para explicar melhor o conceito de ritmos, Payne nos leva a visualizar o ritmo familiar como uma música, com notas, melodias, e letras que se unem formando uma canção. Ou seja, toda música tem um ritmo, ritmo nos envolve, ele tem fases diferentes, e ainda mexe com as nossas emoções. É impossível esquecer o ritmo de uma música, a mente o memoriza naturalmente. Pois então, a música da família terá sempre seu aspecto único, e criará uma cultura familiar tão poética e bonita como aquela canção que amamos ouvir. Ritmo cria uma característica pessoal da família, gera memórias, cria conexão entre pais e filhos, e escreve uma história com fatos especiais que viverão para sempre na memória dos nossos filhos.
Antes de compartilhar sobre o ritmo da minha família, quero que você entenda algo: ritmo não cumpre horários regrados, mas sim a sequência dos acontecimentos. Criança não lê relógio, mas entende o significado do sol entrando pela janela. Eles não conhecem agenda, porém sabem seguir um fluxo natural de atividades contanto que estas sejam repetidas e sejam constantes em suas vidas. É como ouvir aquela canção preferida, nós sabemos como ela começa, nossa mente segue cada tom, e sabemos quando está perto do fim. É previsível, é confortante, é pessoal.
Como construir um Ritmo Familiar?
Not only can children find security in the patterns of daily life, they can begin to find themselves. In the day’s most regular rhythms, its high notes — the meals and bathtimes, the playtimes and bedtimes — young children begin to see their place in the comings and goings, in the great song of family. // Não só as crianças conseguem encontrar segurança nos padrões da vida diária, elas também começam a se encontrar. Nos ritmos mais regulares do dia, suas notas altas – as refeições e as horas de banho, os jogos e o ritual de dormir – as crianças pequenas começam a ver seu lugar nas idas e vindas, na grande canção da família.
Existem MUITOS livros, websites e blogs que ensinam sobre isso. O que mais se encaixou comigo foi um modelo de ritmo que divide seu dia em partes diferentes e segue um fluxo mais ou menos assim: Comece seu dia pelos não-negociáveis, passe pelos essenciais, cumpra suas obrigações e termine com o bônus. Volte aos essenciais e obrigações após esse ciclo se necessário.
- <
- Meus não negociáveis são: levantar com as crianças, orar com elas, servir café da manhã e conversar com elas neste tempo. Ajudar o Levi a escovar os dentes. Trocar fraldas e colocar roupas nos pequenos. E por fim limpar a cozinha e a sala Montessori. Estas são as minhas maiores prioridades do dia.
- Meus essenciais: Organizar a sala de estar e a de jantar. Separar duas horas para homeschool antes do almoço. Parar para almoçar e alimentar os dois. Separar um momento de silêncio e descanso após o almoço, ler livros e mais tarde brincar lá fora. Ar puro é essencial!
- Minhas obrigações: Terminar projetos da minha loja, revisar contratos de conteúdo criativo para o Instagram e preparar a janta quando necessário.
- Bônus: Brincar no celular! Escrever no blog! Fazer live no Insta! Papear com azamigas. Ligar pra minha mãe no Brasil pra dar risada! Assistir tv! Qualquer coisa prazerosa dessa vida.
- Volto aos essenciais no fim do dia: Colocar os pequenos para dormir.
- Termino com mais um bônus: Tempo de qualidade com o marido.
Bom. Eu montei esse esquema acima há MUITOS meses atrás. E por isso demorei para falar sobre isto por aqui. Simplesmente porque demorou muito para engrenar. Eu desisti no começo, voltei aos poucos. Recomecei. Esqueci a importância e deixei pra lá. Bati a cabeça e recomecei mais uma vez. Até que por fim encontramos a nossa música. Ela ecoa pelas paredes da nossa casa, trazendo um dia previsível para os meus bebês. E me deixando mais calma e menos estressada. Não vou dizer que encontramos o nosso ritmo perfeito, mas estamos bem confortáveis com a atual dança. Eu falho muito, às vezes o cansaço bate e eu tenho vontade de jogar tudo para o alto e me mudar para a Lua. Mas é por isso eu amo ritmo, porque depois de persistência ele acontece tão naturalmente. Quando eu esqueço a nossa sequência, o próprio Levi me cobra e o dia flui.
O nosso ritmo familiar muda conforme as estações do ano. As estações aqui em New England são bem separadas, então há vida diferente para cada fase do ano. Como nós fazemos Homeschool com o Levi, eu tento incluir cada fase do ano de uma forma especial no nosso processo de aprendizagem. Já que estamos na primavera, vou mostrar a vocês como escrevi o nosso ritmo para a atual estação:
Primeira parte do dia: *Acordar e orar // *café da manhã //*trocar a fralda da Larinha //* escovar os dentes do Levi //*sair do pijama e vestir roupa// *Levi brinca nas estações de Montessori enquanto eu limpo a cozinha com Larinha engatinhando ao meu redor (observo ele aprendendo e auxilio se necessário) // *Limpar a sala de estar e jantar enquanto gero espaço para brincadeira. Levi ajuda a arrumar, eu pauso meu trabalho para ir brincar com ele no quartinho Montessori. //*Momento de Atividade Direcionada: Homeschool/Craft/Arte //Segunda parte do dia: *Almoço //*Descanso e Livros// *Passar tempo ao ar livre//* Crianças brincam livremente (geralmente deixo o Levi assistir tv por uns 30-40min neste tempo) enquanto eu trabalho na minha loja online ou no Instagram/Blog //5:00pm – preparo a janta se for meu dia de cozinhar (tento incluir o Levi no processo)// 5:30/6pm: Orar e comer! // Última parte do dia: 7pm: Conversar, brincar, ler e orar //7:30 – hora dos bebês irem dormir //*8pm -11pm – Meu tempo com o Dave.
Este é um ritmo básico que pode mudar conforme o dia. Uma vez por semana o Levi fica na casa da minha sogra e neste dia eu foco em limpar os banheiros aqui de casa, planejar conteúdo criativo, etc. O Dave lava as roupas por aqui, então eu não incluo isso nos meus essenciais 🙂 Nosso tempo de homeschool também varia muito, como eu tenho as estações Montessori de aprendizagem todas montadas, às vezes nem abrimos nossa apostila, simplesmente usamos os recursos Montessori que temos e conto isso como aprendizagem. Porque esta é a beleza de educar em casa! A educação não pára 🙂
Como criar montar uma semana rítmica (ou semana com ritmo)?
Children depend on the rhythmic structure of the day – on its predictability. A child’s sense of security is built on these predictabilities. // As crianças dependem da estrutura rítmica do dia – da sua previsibilidade. O senso de segurança de uma criança é construído sobre essas previsões. (Simplicity Parenting)
Eu gosto de dedicar cada dia para uma atividade diferente. Nossa semana é dividida mais ou menos assim:
Segunda: Recomeço e arte – Eu separo o momento de homeschool para fazer algo simples, geralmente pintura para o Levi. Recomeço porque segunda é um dia lento, que vem querendo nos derrubar após o domingo. Então eu começo com tranquilidade, sem pressão. Cumprimos os nossos não-negociáveis, separamos o momento para arte e o resto, se não for cumprido, não faz diferença! O importante é o ritmo previsível das crianças.
Terça: Dia de assar pão e criatividade – Neste dia eu separo aquele momento de homeschool e ar puro para fazer pão, assar bolo ou fazer cookies com o Levi e a Larinha (porque atividades como essas também são consideradas como educação domiciliar), e toda terça o Levi vai para a casa da minha sogra e eu tiro a tarde para criar conteúdo, trabalhar em projetos, etc. E focar na Larinha, é claro!
Quarta-feira: Dia de conexão e construção – Quarta é dia de ir pra igreja à noite. Então não jantamos em casa. Tem dias que vamos na fazenda de uma prima nossa e fazemos craft com os filhos dela no período da tarde. Eu chamo de conexão e construção porque é um dia que eu dedico de conversa e tempo de qualidade com o Levi, e onde criamos alguma coisa. Às vezes pegamos caixa de papelão e criamos uma casa de bombeiros ou um hospital. Algumas das nossas atividades são direcionadas e eu já tenho todas elas programadas no nosso currículo de Homeschool, então fica fácil de reservar um dia para construir alguma coisa. Construímos coisas com os primos também, é bem divertido!
Quinta-feira: Dia de horta e música – Esse é um dia que tiramos para cuidar das plantas da casa, a horta lá de fora, higiene dos legumes. Aprendemos sempre algo diferente! Música sempre tocando, e também tiramos um tempo para sentarmos juntos e cantarmos alguma música que ele gosta, a do momento é “God is bigger than the boogie man”.
Sexta-feira: Limpeza, sorriso e pizza – Sexta é o dia da faxina forte. Se eu deixei algum canto da casa de lado, eu ligo minha playlist da faxina e limpo essa casa toda haha!. Sorriso porque esse é o dia mais relax também! Fizemos homeschool e utilizamos nossas estações Montessori a semana toda, várias atividades foram feitas, na sexta o dia é livre para relaxar. Encher balão com água e jogar lá fora. Tomar banho de mangueira. Ler livros e ficar de perna para o ar mais tempo. Esperar pelo Dave e ir para a casa da mãe dele para comer pizza! Neste dia as crianças acabam dormindo no carro no retorno pra casa. O Levi já está acostumado com esse ritmo, ele já sabe que sexta é dia de ir na casa da Nana comer pizza!
Sábado: Panquecas e tempo em família. Panquecas de sábado estão virando tradição e o Levi gosta muito! Sábado é um dia em que os essenciais e as obrigações não existem. Eu não abro a loja, não vejo e-mails… é um dia dedicado à nós 4 juntos. Nada de mais. Simples assim.
Domingo: Culto e descanso. Não preciso explicar muito 🙂 Mas já explicando, é neste dia em que eu tiro umas duas horas para planejar o menu de jantar da semana, e revisar os materiais de homeschool. Muito sofá, filme e abraços! Meu dia favorito da semana 🙂
É isso, amigos e amigas! Nosso clube de leitura está sempre discutindo esse assunto e tem sido muito gratificante receber mensagens de mães que se apaixonaram pelo conceito de ritmos e já aplicam em casa. Organização é difícil de engrenar – para mim pelo menos – mas ela é muito recompensadora! Envolver seus filhos nas tarefas de casa e criar um ambiente seguro e cheio de espaço para criatividade é algo maravilhoso! Eu amo de paixão e por isso compartilho sempre 🙂
Tenham um lindo dia!
Com carinho,
Bru
Bruna Masalin
Vivian Fiuza says
Bru, adorei que você compartilho um pouco da prática das suas atividades. De fato adotar os ritmos familiares tem me trazido benefícios. Notei que é isso, as crianças não tem noção de tempo, mas entendem que o dia está começando ou terminando, estou vivendo isso fortemente em casa. Na próxima semana estarei colocando em prática efetivamente nosso ritmo familiar. Feliz por isso.
Elaine Rodrigues says
olá,amei saber um pouco sobre a diferença entre rotina e ritmo,gostaria de saber onde encontro mais informações sobre o assunto.
bru.evangelista@gmail.com says
Olá! Você pode acessar o blog The Whole Family Rhythms e também ler mais profundamente sobre isso no livro Simplicity Parenting 🙂
Priscila Mastrocolla says
Bru, muito obrigada por compartilhar seu ritmo com a gente.
Participo do grupo de leitura mas quase nunca comento lá pela correria.
Meu livro The Montessori Toddler chegou ha algum tempo e estou amando.
Obrigada pela indicaçao.
Bjs
http://www.40dayjourney.net/ says
Maravilhosa mas eu era imaginando se você poderia escrever um pouco mais sobre este tópico?
Eu seria muito grato se você poderia elaborar um pouco mais.
Muito obrigado!
Caixa De PapelãO says
Achamos muito interessante este post.
Http://www.tcpwireless.com says
Thanks, it’s very informative
miria says
nossa, muito interessante esse post ! amei!
estou pesquisando tudoo sobre homesholing e seu site e ig estao me inspirando demais!
grata!
bjinhos!